Maranhão tem o pior índice de escrita do Brasil, segundo MEC

O Maranhão é o pior estado do Brasil no ranking de avaliação de escrita das crianças brasileiras. De acordo com a pesquisa realizada pel...


O Maranhão é o pior estado do Brasil no ranking de avaliação de escrita das crianças brasileiras. De acordo com a pesquisa realizada pelo Ministério da Educação (MEC), somente 59,9% das crianças possuem boa escrita e apenas sete em cada dez crianças alcançaram os níveis 1 e 2, que são considerados os piores, no que diz respeito a leitura.
Ainda segundo a pesquisa, o Maranhão também é um dos piores em relação a aprendizagem de alunos do terceiro ano do ensino fundamental. Entre as crianças avaliadas, 77% são capazes de ler palavras, mas não de compreender textos longos, nem sabem fazer adições e subtrações mais complexas.
Sindicato denuncia precariedade
O Sindicato dos Profissionais do Magistério da Rede Municipal de São Luís (Sindeducação) iniciou as atividades deste ano recebendo várias denúncias de problemas nas escolas, que podem comprometer o processo de ensino-aprendizagem na volta do ano letivo no Município.

Muitos desses problemas se de­vem à precariedade na infraestrutura de muitas unidades de educação básica (UEB), que fazem parte da rede municipal de ensino.

O sindicato apontou, como exemplos, escolas que apresentam goteiras; falta de iluminação adequada (os professores precisam comprar lâmpadas para as salas) e a ausência de livros e carteiras (como na UEB Nossa Senhora Aparecida, no Monte Castelo), além de outros problemas, que estariam prejudicando as aulas, o que pode desmotivar tanto professores como alunos.



Imirante.com

You Might Also Like

0 comentários

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Follow @Soratemplates